linkedin
Light Recicla zera contas de luz no Santa Marta

Publicado em 29/12/15

 

Reciclar é uma ação onde todos ganham. Quer um exemplo? O Light Recicla, nosso projeto de troca de materiais recicláveis por desconto na conta de luz, só cresceu nos últimos anos. Com ele, muitas pessoas diminuíram ou até zeraram suas contas de luz e ainda tiraram do meio ambiente resíduos que poderiam levar milhares de anos até serem absorvidos pela terra.

Lá no morro Santa Marta, Zona Sul do Rio, a ONG Atitude Social, decidiu aproveitar o projeto para melhorar a comunidade e ainda beneficiar a sua sede. Eles têm conseguido zerar suas faturas mês a mês e, em dezembro, ainda ficaram com um saldo positivo de pouco mais R$14 reais. Demais, né?

 

Light Recicla - conta de luz zerada

 

Aproveitamos para conversar com Robespierre Ávila, diretor do local, sobre a participação no projeto e a busca pela sustentabilidade.

 

Conexão Light – Qual é o papel da ONG na comunidade?

Robespierre – A ONG Atitude Social promove o resgate de valores e identidade, desenvolvendo ações de impacto sociocultural, tendo como base os conceitos da cultura de paz.

Desenvolvemos projetos como o “Aos Pés do Santa Marta”, que foi reconhecido como ponto de cultura em 2011, a Escola de Música Atitude, a Bateria Mirim Atitude e o Cine Atitude. A ONG também apoia o Núcleo de Audiovisual Atitude – Grupo NAVi que destina-se a produção de filmes e documentários e a Biblioteca Dedé Atitude, além de produzir eventos musicais em datas importantes para a comunidade.

 

ong atitude social

 

CL – Como e quando vocês ficaram sabendo sobre o programa Light Recicla?

Robespierre – Quando o projeto Light Recicla foi lançado na comunidade Santa Marta, a ONG Atitude Social foi convidada a participar. A iniciativa foi ao encontro de nossa proposta de difundir os conceitos da cultura de paz.

Desde então, participando com a reciclagem, reduzimos a conta de luz da casa de cultura, enquanto transformamos o ambiente num local mais saudável. Acreditamos que, todos juntos, somos responsáveis pela transformação do meio ambiente com a construção de uma sociedade sustentável.

CL – O Light Recicla ajudou na integração da comunidade? Quem fica responsável por levar o material reciclável arrecadado para o ecoponto?

Robespierre – Eu mesmo fico responsável e conto com o apoio dos alunos da Escola de Musica Atitude e de outros moradores. O projeto Light Recicla ajudou a traduzir os valores da cultura de paz, através de atitude e padrão de comportamento, numa realidade de vida diária.

 

CL – Por que você acha que os moradores doam o material para a ONG, em vez de obter desconto somente para a própria conta de energia?

Robespierre – Uma das diretrizes da cultura de paz, disseminada pelos projetos apoiados pela ONG Atitude Social, é ser generoso e solidário, compartilhar tempo e recursos materiais em um espírito de generosidade visando o fim da exclusão, da injustiça e da opressão política e econômica.

Os moradores entendem a proposta da ONG e apoiam como podem, inclusive através da doação de material reciclável, como contribuição para a redução da conta de luz, uma vez que, juntando as várias doações, a conta da ONG pode ser nula, aumentando os benefícios à comunidade.

 

CL – A Atitude Social promove uma cultura de paz e preservação do meio ambiente. Como juntar o material reciclável e trocar por desconto da conta de energia da ONG está ligado com a paz?

Robespierre – O manifesto internacional para uma cultura de paz prega o comprometimento da sociedade, entre outras coisas, a preservar o planeta e, assim,promover o consumo responsável e um modelo de desenvolvimento que considere a importância de todas as formas de vida, além do equilíbrio dos recursos naturais. Os projetos apoiados pela ONG estimulam estes preceitos de desenvolvimento sustentável dentro da comunidade. Não vemos o lixo como lixo, mas como alternativa para complementação de fonte de renda e material de reciclagem e reuso. Nossa árvore de Natal deste ano, por exemplo, foi feita com garrafa PET e outros materiais recicláveis doados, como uma criação das “crianças Atitude”.

 

E aí? Já está estimulado a preservar o planeta e, de quebra, gerar descontos na sua conta? Então, vamos lá! Se cada um fizer sua parte, o mundo pode ser muito melhor 😉 Veja onde ficam os nossos ecopontos!
Deixa com a gente, que a Light Recicla!

 

Tags: | | | | | | | | | |



  • Tassilon Martins disse:
    8 de março de 2016 às 16:08

    Prezados,
    meu condomínio que fica no Méier possui projeto de reciclagem. Seria possível aderirmos a este programa e termos desconto na nossa conta de luz?

  • Conexão Light disse:
    17 de março de 2016 às 12:53

    Olá, Tassilon. Pedimos que você envie o seu código de instalação, nome do titular e endereço para que a área responsável possa fazer o cadastro. Aguardamos você. Obrigado.

Deixe seu comentário




(*)campos obrigatórios.