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Medidores previnem os “gatos” e deixam sua conta mais Light

Publicado em 26/08/14

As ligações clandestinas, mais conhecidas como “gatos”, são um grave problema que a população carioca enfrenta há muitos anos. Além de a ligação clandestina não ser segura, podendo causar incêndios e até acidentes, ela também encarece a sua conta de luz e de todos os clientes da área de concessão da companhia. Ou seja, todos saem perdendo.

Por isso, a Light está investindo em novos medidores inteligentes, com tecnologia moderna, como a dos países mais avançados do mundo. Com ele, você pode conferir o consumo de luz a qualquer momento: é só acessar o display digital em sua casa. A Light também pode monitorar eventuais problemas no seu abastecimento, como interrupções, pico de energia e até se alguém estiver fazendo um gato na sua rede elétrica.

Os clientes da área de concessão estão recebendo gradativamente o novo equipamento, que já está sendo instalado em regiões com alto índice de furto de energia, inadimplência e renovação da rede elétrica. Alguns bairros das zonas Oeste, Leste e da Baixada Fluminense – além de comunidades das zonas Norte e Sul – já contam com os novos medidores. Em média, a Light instala 10 mil todo mês. Vale lembrar que os novos equipamentos têm o selo de garantia do Inmetro e a aprovação da Aneel, além de serem muito mais seguros contra o furto de energia.

Para vencer esse desafio, a Light aposta na conscientização e em ações como a Light Legal e a Blitz Legal. Equipes da Light ajudam a população a regularizar a rede elétrica e a economizar energia para que todos possam ter uma Conta mais Light.

Conte com a parceria da Light para que tornar o Rio de Janeiro cada vez mais eficiente.

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  • Ercílio Fernandes Bechardas disse:
    27 de agosto de 2014 às 09:37

    Bem interessante…é uma tecnologia que faz muita falta aqui em Moçambique.

  • Andrea Fernandes disse:
    5 de dezembro de 2014 às 15:37

    Interessante… mas há pelo menos dois meses que denuncio um furto de energia no poste em frente da minha casa e nenhum providencia é tomada…

  • Conexão Light disse:
    8 de dezembro de 2014 às 13:12

    Olá Andrea.Sempre que precisar abrir uma solicitação de emergência ou comercial, você pode usar o @Light Clientes, aqui pelo Facebook ou pelo Twitter @lightclientes. O Light Clientes é o nosso canal de atendimento e está à disposição para lhe atender 24 horas por dia. Obrigado.

  • Andréia disse:
    12 de dezembro de 2014 às 02:33

    Os artigos são muito bonitos, porém como sempre precisamos de pôr em prática com medidas mais enérgicas. Aqui onde moro, em Xerém/Duque de Caxias, já denunciamos, mas há anos nada foi feito. O verão não começou e a energia já começou a faltar. Porém, a ausência aqui dura o dia inteiro e às vezes dias. Não dá. Perdemos fases, ficamos sem energia, sem poder ligar nossos aparelhos de ventiladores e ar condicionados, logo nós que pagamos. Ontem (10/12/14) ficamos o dia inteiro sem geladeira e sem ventilação. Hoje, trabalhei e minha mãe, uma senhora de idade ficou com minha filha das 11h às 15:30 sem luz e sem água, pois não pode ligar a bomba. O que fazer? Teremos que ver nossos “amigos curtindo o ar o dia inteiro ou deixando sua bomba de água ligada por horas após a água vazar pelo ladrão? Sentindo-me muito indignada.

  • Conexão Light disse:
    12 de dezembro de 2014 às 14:34

    Olá Andréia. Lamentamos o ocorrido. Pedimos que você entre em contato com o Light Clientes, através do Facebook pelo link https://www.facebook.com/lightclientes ou pelo Twitter @lightclientes. O Light Clientes é o nosso canal de atendimento e está à disposição para lhe atender 24 horas por dia. Obrigado pelo seu contato!

  • Leandro disse:
    19 de janeiro de 2015 às 18:22

    Já denunciei algumas vezes os gatos na rua Dr O’reilhy em realengo…mas ninguém faz nada…tem casas lá com 3 ar condicionado ligado o dia todo na cara dura e a conta vem 60 reais..rs

  • Conexão Light disse:
    27 de janeiro de 2015 às 15:20

    Olá Leandro. Agradecemos o seu contato. Por favor, para denúncias de ligações irregulares, entre em contato com o nosso canal de atendimento, o Light Clientes, nos seguintes canais: https://www.facebook.com/lightclientes?fref=ts, (Facebook) ou pelo Twitter @lightclientes. Eles estão sempre à disposição para atendê-lo!

  • Renato disse:
    14 de fevereiro de 2015 às 17:16

    Um lixo. Nâo explicação para ter dobrado o consumo de minha residência… alegam que são os standby dos aparelhos… conta mais light é uma conversa fiada… ficou mais cara e muito mais cara… os gatos agora são feitos pelos próprios funcionários da light… que oferecem o “serviço por duzentos ou trezentos reais”… e eu quem é honesto pagando contas absurdas… Quanto ao furto de energia, a atendente do posto de atendimento da ligh na Penha, dentro do Shopping Leopoldina, me disse que a light não se responsabiliza se alguém estiver furtando minha energia, prestem atenção no que ela disse: “o sr. chama um eletricista (quis dizer … contrata né?) e comprova se está tendo furto, se estiver tendo furto o senhor vai até a delegacia e registra um B.O” . Ou seja, em outras palavras, ela me disse para fazer o serviço para a light e colocar os meus em risco com uma indisposição com possível vizinho. Não há caso de furto em minha residência…mas se tivesse… esse procedimento é totalmente inapropriado… Quanto ao novo equipamento, não acho que melhorou,acho que é mais uma forma de aumentar o valor do consumo… a ligh tenta sempre alegar também que é suas instalações que podem está furtando energia… e as instalações dela, pelas ruas com postes e fiações expostos as intempéries às vezes por 10, 15 anos… Esta semana estarei solicitando aferição do equipamento, não consigo concordar que minha residência tenha passado a gastar de 300 kw por mês para 718 kw mês… tudo no mesmo período e sem acréscimo de eletrodomésticos… Protocolo do atendimento na loja Penha: 30720889 (12/02/2015) em que a atendente Carine olhando para mim disse: esta conversa está sendo gravada… então eu perguntei: como faço para adquirir esta gravação… ela disse que era só pra fins de atendimento… ou seja eu não conseguiria a gravação… eu disse então: não autorizo então a gravação… e ela não soube me dizer como faria para não gravar… e não sei… deve ter gravado e eu deixei para lá… porque é muita dor de cabeça… tem mais… no mesmo dia… aqui na madrugada faltou luz duas vezes e eu fui dormir quase às quatro da manhã… tenho um bebê em casa de 5 meses e ficar se luz é sempre um problema. Resumindo… não melhorou em NADA!!! só quem mora no Rio de Jeneiro é que sabe. O irmãozinho aí moçambicano, num comentário acima acreditando… inocente, não sabe de nada.

  • Conexão Light disse:
    23 de fevereiro de 2015 às 17:46

    Olá Renato. Olá Renato. A Light atua em 31 municípios do Rio de Janeiro e distribui energia para mais de 10 milhões de pessoas. Trabalhamos constantemente para bem estar dos nossos clientes, através da melhoria e modernização da rede elétrica, instalação de redes blindadas e medidores mais seguros, que substituirão gradativamente os antigos medidores em toda a área de concessão, além de investimentos contra o furto de energia, com programas de conscientização como o Light Legal, e as blitz que realizamos constantemente em diversas regiões da cidade. O combate ao furto de energia no estado do Rio é um dos maiores desafios enfrentados pela Light. Por favor, envie sua denúncia para o nosso canal de atendimento, o Light Clientes, pelo Facebook (https://www.facebook.com/lightclientes), pelo Twitter (@lightclientes) ou através da Agência Virtual, pelo link: https://agenciavirtual.light.com.br/LASView/av/denuncias/denuncias.do. Obrigado pelo seu contato!

  • Anderson disse:
    12 de março de 2015 às 02:01

    Moro em jardin novo realengo na rua Mouzinho de Albuquerque meus vizinhos estão. Botando gato já ligamos para liguit e nada foi feito

  • Conexão Light disse:
    13 de março de 2015 às 19:06

    Olá, Anderson! Para denúncias você pode usar o https://www.facebook.com/lightclientes?fref=ts, pelo Facebook ou pelo Twitter @lightclientes. O Light Clientes é o nosso canal de atendimento e está à disposição para lhe atender 24 horas por dia. Obrigado pelo seu contato!

  • Gislene Barbosa disse:
    21 de março de 2015 às 15:16

    No dia 12/03/15 foi implantado na minha rua esse tal chip. Confesso que estou apavorada com esse aparelho, pois todos comentários, relatos que ouço tem todos o mesmo tom: minha conta subiu ABSURDAMENTE! Minha conta (que já não é barata) vai pra quanto?!
    Seria válido essa tecnologia toda, se a tarifa fosse mais barata… isso evitaria até a fraude, sob a linha de pensamento: pago o justo. Logo, não preciso fraudar nada! Como uma pessoa assalariada paga uma conta de energia absurdamente cara?

  • Conexão Light disse:
    6 de abril de 2015 às 15:30

    Olá Gislene!
    A instalação do medidor com chip é parte de uma de nossas medidas de modernização da rede elétrica e favorece a diminuição do furto de energia.
    No Rio de Janeiro, o furto de energia equivale a todo o consumo do estado do Espírito Santo e para compensar estas perdas as contas acabam sendo 17% mais caras que seria necessário. Os novos medidores também são aprovados pelo INMETRO e tem garantia da ANEEL. Caso a sua conta, ou de algum conhecido seu, venha acima do normal, é possível solicitar a revisão nos nossos canais de atendimento: http://www.light.com.br/para-residencias/Fale-com-a-Light/default.aspx

    Saiba mais sobre os medidores aqui: bit.ly/1BqUJ3M.

    Conte sempre com a gente e obrigado pelo seu comentário.

  • Solange dos Santos disse:
    13 de maio de 2015 às 19:53

    Olá me chamo Solange e gostaria de denunciar, que estão trocando os postes antigos aqui na Rua 12 Vila Alzira 1 Paciência/Rio de janeiro, e a equipe da Ligth a pedido de um vizinho da casa número 12 recolocou o gato que o mesmo tinha em sua casa, só que desta vez vindo do meio da instalação… Isso é uma vergonha, pois quem paga a conta direito, tem que pagar por esses vizinhos. Que nem o marcador do relógio tem em sua casa. Estou indignada, com essa situação

  • Conexão Light disse:
    15 de maio de 2015 às 12:51

    Olá, Solange! Para denúncias você pode usar o https://www.facebook.com/lightclientes , pelo Facebook ou pelo Twitter @lightclientes. O Light Clientes é o nosso canal de atendimento e está à disposição para lhe atender 24 horas por dia. Obrigado pelo seu contato!

  • Daniela Moreira disse:
    14 de julho de 2015 às 03:03

    Olá soube que na reunião realizada na Associação de moradores aqui em Rio das Pedras a Ligth se comprometeu instalar os novos medidores Anistia as dívidas oriundas dos antigos medidores que traziam valores absurdos por conta das irregularidades dos que existiam.Isto é verdade? Trouxe uma melhor aceitação dos moradores, aconteceu semelhante com a Nova Cedae.

  • Conexão Light disse:
    31 de julho de 2015 às 17:35

    Olá Daniela. A informação procede. Essa prática será concedida exclusivamente para clientes residenciais monofásicos que mantiverem em dia suas contas de energia do novo medidor. Agradecemos seu contato!

  • Márcio disse:
    22 de setembro de 2015 às 12:26

    Este chip da light é uma roubo, as contas vem o dobro do valor eu que pagava 58 reais estou pagando 250, ja reclamei na light e a atendente mandou eu procurar os meus direitos na justiça.
    Se a conta continuar vindo este absurdo não vou pagar, vou deixar eles cortarem a minha luz e depois dou o meu jeito no escuro eu e minha família não vamos ficar, como pode um trabalhador que ganha um salário minimo pagar uma conta de 250 reais, vamos comer, beber e vestir oque?.
    Está é a minha indignação o trabalhador só toma… e o empresário cada vez mais rico, istó é um absurdo.

  • Márcio disse:
    22 de setembro de 2015 às 12:35

    Este chip da light é um roubo, as contas vem o dobro do valor eu que pagava 58 reais estou pagando 250, ja reclamei na light e a atendente mandou eu procurar os meus direitos na justiça.
    Se a conta continuar vindo este absurdo não vou pagar, vou deixar eles cortarem a minha luz e depois dou o meu jeito no escuro eu e minha família não vamos ficar, como pode um trabalhador que ganha um salário minimo pagar uma conta de 250 reais, vamos comer, beber e vestir oque?.
    Está é a minha indignação o trabalhador só toma… e o empresário cada vez mais rico, istó é um absurdo.
    Sou morador de Belford Roxo mais conhecido como povo sofredor, somos roubados de todos os lados, e abandonados pelo poder judiciário e legislativo.

  • Conexão Light disse:
    22 de setembro de 2015 às 14:11

    Olá, Márcio!
    A instalação do medidor com chip é parte de uma de nossas medidas de modernização da rede elétrica e favorece a diminuição do furto de energia.
    No Rio de Janeiro, o furto de energia equivale a todo o consumo do estado do Espírito Santo e para compensar estas perdas as contas acabam sendo 17% mais caras que seria necessário. Os novos medidores também são aprovados pelo INMETRO e tem garantia da ANEEL. Caso a sua conta, ou de algum conhecido seu, venha acima do normal, é possível solicitar a revisão nos nossos canais de atendimento: http://www.light.com.br/para-residencias/Fale-com-a-Light/default.aspx

    Saiba mais sobre os medidores aqui: bit.ly/1BqUJ3M.

    Conte sempre com a gente e obrigado pelo seu comentário.

  • Conexão Light disse:
    22 de setembro de 2015 às 14:12

    Olá, Márcio!
    A instalação do medidor com chip é parte de uma de nossas medidas de modernização da rede elétrica e favorece a diminuição do furto de energia.
    No Rio de Janeiro, o furto de energia equivale a todo o consumo do estado do Espírito Santo e para compensar estas perdas as contas acabam sendo 17% mais caras que seria necessário. Os novos medidores também são aprovados pelo INMETRO e tem garantia da ANEEL. Caso a sua conta, ou de algum conhecido seu, venha acima do normal, é possível solicitar a revisão nos nossos canais de atendimento: http://www.light.com.br/para-residencias/Fale-com-a-Light/default.aspx

    Saiba mais sobre os medidores aqui: bit.ly/1BqUJ3M.

    Conte sempre com a gente e obrigado pelo seu comentário.

  • Dilson Ubiratã disse:
    23 de setembro de 2015 às 19:35

    A minha conta vem R$100,00 até R$110,00
    Hoje instalaram o novo chip quero ver qual será o valor da próxima fatura se vier abusiva a quem recorro?

  • Conexão Light disse:
    24 de setembro de 2015 às 13:55

    Olá, Dilson. A instalação do medidor com chip é parte de uma de nossas medidas de modernização da rede elétrica e favorece a diminuição do furto de energia.
    No Rio de Janeiro, o furto de energia equivale a todo o consumo do estado do Espírito Santo e para compensar estas perdas as contas acabam sendo 17% mais caras que seria necessário. Os novos medidores também são aprovados pelo INMETRO e tem garantia da ANEEL. Caso a sua conta, ou de algum conhecido seu, venha acima do normal, é possível solicitar a revisão nos nossos canais de atendimento: http://www.light.com.br/para-residencias/Fale-com-a-Light/default.aspx

    Saiba mais sobre os medidores aqui: bit.ly/1BqUJ3M.

    Conte sempre com a gente e obrigado pelo seu comentário.

  • ROSILENE disse:
    21 de outubro de 2015 às 21:40

    Boa noite, gostaria de saber como é feita a aferição do chip, para saber o valor da conta, pois um funcionario da ligth falou que tem multiplicar por 0,71 a numeração do leitor.

  • Conexão Light disse:
    26 de outubro de 2015 às 14:06

    Olá, Rosilene! Solicitações comerciais e de emergência devem ser feitas para o Light Clientes, que é o nosso canal de atendimento. Você pode falar com eles pelo https://www.facebook.com/lightclientes ou pelo Twitter @lightclientes. Eles estão sempre à disposição para atendê-la!

  • ANGELA disse:
    30 de outubro de 2015 às 15:44

    ESSE CHIP NÃO PASSA DE UM ROUBO MINHA CONTA TRIPLICOU DE R$ 110,00 FOI PARA R$ 370,00 COMO PODE, NA BOA TEM QUE SER FEITO GATO MESMO, NÃO DÁ PRA SER CERTINHO NESSE PAÍS. RESPONDE COMO UM ASSALARIADO VAI PAGAR ESSE VALOR, E DEPOIS NÃO COME NÃO VESTE?

  • robson andreza dos santos disse:
    5 de novembro de 2015 às 13:49

    Minha fatura de outubro veio com 508kw de consumo. um absurdo. ha mais de 10 anos meu consumo flutua entre 200 e 300kw. Não mudei meus hábitos de consumo, meus aparelhos são novos. Recebi um péssimo atendimento da central e da agencia Penha. Solicitei uma aferição que nao constatou nada. Sigo com reclamaçoes no Reclame aqui e procon rj. A light alega fuga de energia e eu afirmo isso ser impossivel, pois constatei pela leitura do medidor que meu consumo duplica todas as noites apartir das 0:00hs e finais de semana o dia inteiro. Detalhe, meu consumo pela madrugada( apenas 2 geladeiras novas e as vezes 2 ventiladores) é igual ao do dia inteiro, onde faço uso de muitos eletrodomesticos. Fuga de energia não escolhe hora pra acontecer. Ao falar de suspeita de furto, mandaram eu procurar uma delegacia. O pior é que eu fui e se negaram a fazer um B.O. A policia diz que isso é papel da light, não do consumidor ou da propria policia. Acertem o meu consumo, pois por enquanto só quero isso, não resolvendo o caso irei abrir processo e fazer valer todos os meus direitos de consumidor honesto.

  • Conexão Light disse:
    9 de novembro de 2015 às 21:15

    Olá, Robson! Desculpe-nos pela demora na resposta. O Conexão Light é o nosso canal de notícias e relacionamento e não funciona 24 horas, por isso demoramos a responder a sua interação. Sempre que precisar abrir uma solicitação de emergência ou comercial, você pode usar o @Light Clientes, no Facebook ou pelo Twitter @lightclientes. O Light Clientes é o nosso canal de atendimento e está à disposição para lhe atender 24 horas por dia. Obrigado.
    http://www.facebook.com/lightclientes

  • Conexão Light disse:
    9 de novembro de 2015 às 21:15

    Olá, Angela! Solicitações comerciais e de emergência devem ser feitas para o Light Clientes, que é o nosso canal de atendimento. Você pode falar com eles pelo https://www.facebook.com/lightclientes ou pelo Twitter @lightclientes. Eles estão sempre à disposição para atendê-la!

  • ariane spina disse:
    12 de novembro de 2015 às 14:41

    Olá, estou muito insatisfeita com a light, vcs não instalaram o display, não recebi comunicado informando que a leitura seria através do chip e minha conta subiu absurdamente. Como posso gastar 436 kw se eu e meu marido trabalhamos o dia todo e só chegamos pra dormir e sem ar condicionado? Mas de qualquer forma estou correndo atras dos meus direitos.

  • Conexão Light disse:
    13 de novembro de 2015 às 17:08

    Olá,Ariane! Solicitações comerciais e de emergência devem ser feitas para o Light Clientes, que é o nosso canal de atendimento. Você pode falar com eles pelo https://www.facebook.com/lightclientes ou pelo Twitter @lightclientes. Eles estão sempre à disposição para atendê-la!

  • Joice Alvarenga disse:
    24 de novembro de 2015 às 23:57

    Quero saber se eu tenho o direito de n querer esse chip,porq conheço pessoas q n gostaram desse novo sistema e suas contas dobraram.Minha conta já vem alta demais e mais q isso n poderei pagar,sou contra o gato,mais acho q isso é um jeito de vcs cobrarem mais.N acho justo

  • Conexão Light disse:
    25 de novembro de 2015 às 18:47

    Olá, Joice! Solicitações comerciais e de emergência devem ser feitas para o Light Clientes, que é o nosso canal de atendimento. Você pode falar com eles pelo https://www.facebook.com/lightclientes ou pelo Twitter @lightclientes. Eles estão sempre à disposição para atendê-la!

  • FERNANDO disse:
    21 de dezembro de 2015 às 12:47

    Moro em um apartamento em uma comunidade,e desde que me mudei recebi uma carta afirmando que não sou baixa renda e minha conta aumentou está vindo mais de R$ 200,00 reais não consigo concordar com esse reajuste a moradora anterior não pagava a conta,NAO VINHA esse valor.utilizava a luz sem pagar e desde que aumentou não estamos conseguindo pagar.Achei esse aumento abusivo pois nós resolvemos ser honesto e essa instituição não está sendo com agente.Parece que estamos pagando luz pela comunidade toda que não paga e o pior quem não paga devido ao “gato”nada acontece .quero ser honesta mas com esse aumento está impossível pagar.

  • Conexão Light disse:
    22 de janeiro de 2016 às 11:30

    Olá, Fernando! Solicitações comerciais e de emergência devem ser feitas para o Light Clientes, que é o nosso canal de atendimento. Você pode falar com eles pelo https://www.facebook.com/lightclientes ou pelo Twitter @lightclientes. Eles estão sempre à disposição para atendê-lo!

  • Paula disse:
    28 de janeiro de 2016 às 17:58

    Minha mãe mora em.Nova iguaçu.
    Sua conta costumava vir 130, 150. Desde a instalação do chip a conta vem aumentando, veio 230, no mês seguinte 380 e a deste mês veio 400. Somente minha irmã fica em casa e chega a noite do curso, meus pais só vão para casa aos finais de semana pois eles tem comércio em guadalupe, e acabam doreino na casa de lá. Como pode a conta aumentar TANTO sem ninguém em casa durante o dia? Uma conta que costumava vir no máximo 150 passar para 400?
    Fizemose o pedido para que fizessem a revisao da conta e adivinha? ESTÁ TUDO OK. é isso aí, somos todos idiotas.

  • Conexão Light disse:
    29 de fevereiro de 2016 às 17:06

    Olá, Paula. A instalação do medidor eletrônico com chip é parte de uma de nossas medidas de modernização da rede elétrica para o Rio de Janeiro. Os novos medidores são aprovados pelo INMETRO e tem garantia da ANEEL. Para saber mais acesse o link (bit.ly/1GsmyfVSe). Se a sua conta está vindo acima do normal, é possível solicitar a revisão da fatura ou pedir uma revisão da instalação nos nossos canais de atendimento. No Facebook, Light Clientes, ou no Twitter @lightclientes. Conte sempre com a gente e obrigado pelo seu comentário.

  • Marcos disse:
    1 de março de 2016 às 21:05

    Gostaria de saber se alguém da própria light poderia me ajudar no que diz respeito a instalação de um medidor na minha residência!!! Construí a minha casa sobre a casa da minha mãe, sendo q desde então venho pelejando para adquirir um medidor para minha residência… Para ser mais preciso, a minha residência vai fazer 10 anos de construída mas até hoje eu não consegui instalar um medidor pra mim… Segundo as atendentes, por ter no local onde moro 06 mediadores, eu terei q fazer um PC, sendo q no terreno onde moro as pessoas muito mau se cumprimentam, eu cheguei a reunir todos para ter um diálogo sobre o tal PC mas foi em vão, o que eu recebi da maioria é q eles já tinham os seus relógios funcionando, então por eles iriam gastar dinheiro para fazer um PC ou seja, se sou eu quem está precisando, então arque com os gastos só que eu não tenho esse dinheiro para pagar um profissional e o material, para adquirir o meu medidor… Enquanto isso eu tenho q compartilhar a minha energia com outras pessoas… Isso chega ser constrangedor!!! Se alguém da light poder me ajudar por favor me dê uma luz, eu quero pagar a minha energia e não a energia dos outros…

  • Conexão Light disse:
    4 de março de 2016 às 13:10

    Olá, Marcos. Solicitações comerciais e de emergência devem ser feitas para o Light Clientes, que é o nosso canal de atendimento. Você pode falar com eles pelo https://www.facebook.com/lightclientes ou pelo Twitter @lightclientes. Eles estão sempre à disposição para atendê-lo!

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